Views

Important:

Quaisquer necessidades de soluções e/ou desenvolvimento de aplicações pessoais/profissionais, que não constem neste Blog podem ser tratados como consultoria freelance à parte.

...

1 de maio de 2012

MS Office 15 suportará padrão de documentos abertos ODF 1.2

Inline image 1
Microsoft também irá suportar o ODF 1.2 na sua suíte de escritório na nuvem, Office 365

A Microsoft demonstrou suporte ao padrão Open Document Format (ODF) 1.2 - o formato de documento nativo do OpenOffice.org 3 e LibreOffice 3 - em uma apresentação da próxima suite de produtividade Office 15, e planeja lançar uma versão beta com o recurso nos próximos meses. A apresentação foi feita durante o Plugfest ODF, realizado em Bruxelas na semana passada.

O Plugfest, ou teste de interoperabilidade, foi organizado pela Sociedade OpenDoc, criada para promover o ODF no momento em que a Microsoft tentava tranformar o formato de documento proprietário OOXML padrão ISO. O ODF 1.0 já havia sido adotado como um padrão internacional, ISO / IEC 26300, e uma variante do OOXML foi adotado mais tarde como ISO / IEC 29500.

O uso de formatos de documentos abertos padrão é importante para o arquivamento e o intercâmbio de informações. Os documentos legados em formatos proprietários podem se tornar inacessíveis se o software original usado para criá-los não estiver mais disponível. Em contrapartida, é possível continuar a decodificar os documentos salvos em formatos abertos ou padrão, pois qualquer aplicação compatível com os padrões é capaz de fazer o trabalho.

A versão atual do Microsoft Office já pode ler e gravar documentos em formato ODF 1.1, mas o padrão mudou: A The Organization for the Advancement of Structured Information Standards (OASIS) aprovou a versão 1.2 em setembro passado , e além da OpenOffice.org e da LibreOffice, já é suportado pelo Gnumeric, Google Docs, Office Softmaker, EuroOffice, WebODF, Zoho Office, AbiWord e a suite Calligra.

Michiel Leenaars, vice-presidente da OpenDoc Society, saudou a decisão da Microsoft de suportar o ODF 1.2.

A adoção do padrão de documentos abertos permitirá que os clientes da Microsoft possam se comunicar melhor com usuários de outros software de produtividade. O uso do ODF liberta os usários que tradicionalmente estavam ligadas a um ambiente de software, explica Leenaars. "O tempo que só tinhamos um computador em nossa mesa ficou para trás. Nós agora temos tablets, telefones celulares e uma variedade de outros dispositivos para acesso à informação".

A Microsoft planeja lançar uma versão beta pública do Office 15 no segundo trimestre, mas alguns desenvolvedores já estão fazendo testes com uma versão Technical Preview, sob NDA (acordo de não revelação de informações).

No Plugfest, a Microsoft permitiu que os participantes fizessem o upload de documentos no formato ODF 1.2 através de uma interface Web para uma visualização da máquina executando o Office 15, evitando a necessidade de assinatura do NDA. Essa máquina, em seguida, devolveu o documento ODF ou um arquivo PDF para mostrar como o Office poderia imprimi-lo.

Quando a Microsoft lançar o Office 15, ele irá atualizar os clientes Office, Office 365, Exchange e Sharepoint para dispositivos móveis e PCs, ao mesmo tempo .

Reference::
idgnow


TagsPlugfest ODF, Office 15,  LibreOffice 3, OpenOffice.org 3, Open Document Format (ODF) 1.2, Microsoft, OOXML,ISO,ISO / IEC 26300, ISO / IEC 29500, OASIS, Gnumeric, Google Docs, Office Softmaker, EuroOffice, WebODF, Zoho Office, AbiWord, Calligra, Office 365, Exchange, Sharepoint, Plugfest ODF,

Office 365, Exchange, Sharepoint, Plugfest ODF, LibreOffice 3, OpenOffice.org 3,
ODF, OOXML,ISO, OASIS, Gnumeric,Google Docs, Softmaker, EuroOffice, WebODF, Zoho, AbiWord, Calligra,

Inline image 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

eBooks VBA na AMAZOM.com.br

Vitrine