Views

Important:

Quaisquer necessidades de soluções e/ou desenvolvimento de aplicações pessoais/profissionais, que não constem neste Blog podem ser tratados como consultoria freelance à parte.

...

2 de outubro de 2016

Dashboards & Scorecards

Dashboards & Scorecards































Os Dashboards & Scorecards fornecem informações imediatas sobre o desempenho dos negócios em toda a empresa. Tipicamente, são gerados para os gerentes e executivos, bem como para a Diretoria, que consideram primordial dispor de uma visualização intuitiva e oportuna dos dados estratégicos, financeiros e operacionais, obtendo uma visão geral do negócio.







Inúmeros ERPs oferecem plataformas que fornecem toda uma gama de recursos tais como os Dashboards & Scorecards. Geralmente contém ambientes de report, que combinam técnicas gráficas de layout com a tradicional formatação de relatórios, utilizando faixas (ranges) para produzir relatórios ricos em dados, mas visualmente pouco atraentes. As organizações têm buscado gerenciar o desempenho, de forma abrangente, melhorando as informações empresariais.




Métodos de Gerenciamento de Desempenho:

:: Visualizar dados-chave do desempenho em formato gráfico;

:: Mostrar os resultados de desempenho rapidamente, utilizando os recursos visuais;

:: Utilizar Dashboards & Scorecards como gateways para análise de primeira ordem e análise avançada;

:: Monitorar zonas vermelhas e definir níveis limiares para indicadores e disparar as entregas de alerta;

:: KPIs individuais conectados às metas da empresa;

:: Scorecards em cascata e Dashboards implementados em toda a organização e através da cadeia de valores;

:: Disponibilizar a atualização dos Dashboards & Scorecards de forma programada, via e-mail ou App;

:: Atingir todas as pessoas – dos gerentes executivos aos novos funcionários;

:: Incorporar todos os dados empresariais – financeiros e operacionais – de todo processo de negócio em todo o mundo;

Os Dashboards fornecem uma representação ilustrada do desempenho dos negócios em toda a organização.

Os Scorecards fornecem uma representação visual dos indicadores chave de desempenho (KPIs) – indicadores cuidadosamente selecionados que ajudam as empresas a medir e gerenciar o desempenho.

Relatórios de Métrica Gerenciada são a base do CPM (Corporate Performance Management), permitindo que os gerentes monitorem continuamente o desempenho dos negócios.

Dashboards & Scorecards em Cascata são entregues em todas as áreas funcionais da organização.

A onipresença de Dashboards & Scorecards asseguram que qualquer número de usuários possa, seguramente, ter acesso as informações de que necessitam em qualquer parte e a qualquer momento usando qualquer interface.

A personalização automática do conteúdo de Dashboards & Scorecards é um recurso importante que requer uma plataforma com arquitetura robusta que garanta o acesso aos dados.


MS Office como interface dos Dashboards e Scorecards:

Uma definição simples para os 
Dashboards & Scorecards seria a representação (sobretudo) gráfica de um conjunto de indicadores organizacionais na tela de um computador que, de forma imediata, permitisse o monitoramento dos resultados de processos.

Na definição acima não diz que os 
Dashboards & Scorecards precisem ser elaborados com recursos e ferramentas complexas, pesadas, com elevados custos de desenvolvimento e manutenção.

Por isso continuo vendo diversos motivos e vantagens, para que pequenas e médias organizações, bem como departamentos, utilizem extensivamente planilhas como o MS Excel, ou banco de dados como MS Access, além do MS Powerpoint, todos de modo integrado, com alguma automação VBA. Assim não haverão desculpas para não termos os nossos 
Dashboards & Scorecards devidamente implementados em nossas empresas.
: Custos. Quando os 
Dashboards & Scorecards estiverem associados a uma solução de BI (Business Intelligence) o custo total [envolvendo licenças, desenvolvimento, manutenção e etc…] pode tornar-se inviável para muitas organizações de pequeno e médio porte. No caso da suíte MS Office, uma parte desses custos já foi investida, e os custos de desenvolvimento serão muito menores. Por exemplo: Dashboards & Scorecards desenvolvidos apenas no MS Excel podem disponibilizar informações conectando-os diretamente às bases de dados já existentes em sua empresa.
: ManutençãoComo a suíte MS Office já existe a muito tempo, vários usuários tornaram-se hábeis programadores VBA. Criaram e desenvolveram excelentes soluções para o dia-a-dia das corporações. São profissionais de fácil acesso no mercado. Outro aspecto é o fato de a codificação VBA ser de domínio de muitos Analistas e Programadores no mercado;
: PrazosCriar 
Dashboards & Scorecards com a suíte MS Office é muito mais rápido do que com as outras soluções comerciais mais pesadas;
Flexibilidade do LayoutNão existem limitações significativas quanto ao que se pode disponibilizar como interface, ao contrário das estruturas impostas por outras aplicações comerciais;
Flexibilidade dos ObjetivosSempre será possível desenvolver 
Dashboards & Scorecards para um grande leque de necessidades em toda a organização;
: Interface FlexívelVários BIs comerciais já compreenderam que não necessitam reinventar a roda. Não raro suas interfaces finais são cubos OLAP disponibilizados num ambiente onde o MS Excel faz todo o trabalho com os dados, moldando as informações (através de 
Dashboards & Scorecards), de modo a atender as inúmeras necessidades da corporação;
Ambiente familiarO MS Excel, por exemplo, é uma aplicação conhecida pela maioria absoluta dos usuários nas empresas, que não serão retirados da sua zona de conforto ao utilizar soluções em tal ambiente.
: Total integração com outras aplicações OfficeCertas tarefas, como copiar gráficos dos 
Dashboards & Scorecards para uma apresentação  MS Powerpoint, não necessitarão de um treinamento adicional, porque já fazem parte da rotina dos usuários;
: Acesso OfflineAo contrário de outras aplicações, que por natureza têm acesso online (intranet ou rede da organização), os 
Dashboards & Scorecards desenvolvidos com o MS Excel poderão, em geral, ser utilizados no modo offline e disponibilizado apenas por se copiar o arquivo para um disco local ou pendrive;
: Melhores gráficosExcetuando-se os software desenvolvidos especificamente para isso, custa-me lembrar outra aplicação que tenha uma gama tão abrangente de gráficos como o MS Excel. Nas demais soluções proprietárias nunca poderemos exportar os objetos gráficos com tanta facilidade e rapidez quanto o fazemos com a suíte do MS Office.

Portanto avalie a criação de Dashboards & Scorecards para sua empresa, disponibilizando informações relevantes ao conhecimento de todos que precisam delas.




brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com
✔ Brazil SFE®Author´s Profile  Google+   Author´s Professional Profile   Pinterest   Author´s Tweets

Nenhum comentário:

Postar um comentário

eBooks VBA na AMAZOM.com.br

Vitrine