Sou honesto em dizer que os Dashboards® precisam tornar-se imprescindíveis nas empresas. Para tanto reconheço que tais amontoados de informações precisam apresentar algumas características que demonstrem o seu real valor. Ou seja, seu conteúdo e ação necessitma ser tão avassaladores que se torne praticamente impossível tomar uma decisão sem um destes em mãos.
Quais são os pontos de hoje? Comento 8, que deitado sugere quantos aspectos ainda serão comentados:
1 INFORMAÇÃO IMEDIATA - Aqueles que fazem uso dos Dashboards® precisam ser capazes de detectar rapidamente se devem preocupar-se ou não. Disponibilizar um resumo de status indicando como estão as coisas em geral.
2 REFLEXO EXATO DO SEU MODELO DE NEGÓCIO - Refletir a estrutura da empresa a ser analisada de forma que a teoria utilizada no
Dashboard®seja forte o suficiente para unir todas asas peças que compõem o modelo de negócio (ou seja, ser transparente no modo como estão estabelecidas as relações entre as principais medidas, os drivers e as ações disponíveis).
3
DIAGNÓSTICO DO PROBLEMA - O layout doRÁPIDODashboard®deve ter um design que permita a pronta detecção de um problema quando este for apontado, indicando inclusive aprovável fonte que o causou. Agora não é o momento para aprofundar a introspecção e fazer