Como as cores influenciam as respostas emocionais
Calma, este não é um artigo sobre cromoterapia, antes um lançamento revelador feito pela Ford, que pode ajudar muito a nós desenvolvedores que desejamos entregar interfaces enxutas, produtivas e atraentes.
Será que os estudos sobre cores podem contribuir para o modo como desenvolvemos os nossosDashboards eletrônicos para análise de dados?
Leia o artigo a seguir e opte se usará este conhecimento nas suas próximas soluções de desenvolvimentos para a apresentação de resultados.
É desafiador disponibilizar aos motoristas uma interface que:
- Proporcione maior riqueza de informações.
- Tenha um formato atraente.
- Não confunda as informações ou, pior, distraia os condutores.
Gráficos complexos ou prazos de utilização de combustível foram ignorados em favor de alternativas mais iconográficas como por exemplo os medidores de combustível que são representados por uma imagem com um tanque cheio de um líquido amarelo.
[Fonte da imagem: Ford Motor Company]
Ford impulsiona a mudança para os LEDs
Iluminação da cabine é quase tão antiga quanto o próprio automóvel.
Na década de 1940 muitos carros já estavam ostentando luzes de abóbada (dome lights). Gradualmente, porta-luvas, e a iluminação do painel de instrumentos tornaram-se onipresentes, satisfazendo as necessidades básicas. Mesmo com outros componentes envolvidos, a iluminação ficou estagnada, incentivada pelas constantes falhas das lâmpadas incandescentes.
Mas isso está começando a mudar, as montadoras começaram a aplicar diodos emissores de luz (LEDs), tanto para as luzes exteriores (faróis de LED, luzes traseiras, luzes de freio, etc) como para a iluminação interior.
A Ford introduziu a iluminação LED em 2003 no modelo do ano Lincoln Navigator. Desde então vem lentamente acrescentando tecnologia aos seus veículos. O ápice do que a Ford chamou de um esforço de 8 anos é encontrado no Ford Fusion 2013, que é o primeiro veículo do mercado de massa da Ford a utilizar LEDs apenas no seu interior. O próximo Ford Fusion 2013 terá a utilização exclusiva de LEDs para a iluminação interior, com a cor padrão 'ice blue' (azul gelo).
"A iluminação evolui a partir das necessidades básicas de como entregar a melhor experiência, conforto e conveniência." diz Mahendra Dassanayake.
[Fonte da imagem: Ford Motor Company]
"Ice Blue" a cor Interior da Ford
O novo tom 'ice blue' (azul gelo) deve ajudar a melhorar a atenção do motorista, além de estar psicologicamente associada ao luxo, de acordo com a Ford. A Ford diz que a investigação tem mostrado que diferentes cores de luz ativam as diferentes partes do cérebro humano. Embora tais afirmações possam parecer um pouco nebulosas e preconceituosas, o Rensselaer Polytechnic Institute, em Nova York, em 2008, publicou uma pesquisa quantitativa que mostrou que fazer uma luz azul brilhar para motoristas sonolentos, ajuda a mantê-los acordados (e vivos), embora, na prática, escolher tons universalmente apreciados seja um assunto de muita reflexão e consideração. O Ford Fusion anterior tinha esse privilégio somente para nas luzes do acento, mas o Fusion novo estende a iluminação variável para a cabine em sua totalidade.
[Fonte da imagem: Ford Motor Company]
A tonalidade de iluminação dos paineis é capaz de interferir no comportamento do motorista, revelam os estudos feito pela Ford.
"Certos níveis e combinações de luz são capazes de afetar o comportamento e provocar respostas emocionais como estresse, calma ou felicidade", diz Mahendra Dassanayake, projetista da montadora.
Painel do Ford Fusion
[Fonte da imagem: Ford Motor Company]
Em pesquisas com usuários a Ford descobriu que os motoristas ficam obcecados por uma "nota alta" apresentada no painel do carro. Por isso desenvolveu-se uma interface que demonstra a maior eficiência no uso do combustível representado-a por uma atraente e ondulada folha de videira florescendo. E isso é mais do que um elemento decorativo, é uma ferramenta de visualização de dados destinado a mudar a maneira como as pessoas dirigem. Se um motorista desperdiçar gasolina, por agressivamente acelerar ou efetuar constantes freadas repentinas, as folhas de videira desaparecem. E somente aparecerão se os indivíduos dirigirem mais economicamente.
Esta visualização dos dados no painel ( Dashboard ) será o padrão disponível em todos os híbridos do novoFord Fusion. Realmente temos muito o que aprender nas nossas interfaces para a demonstração de dados, não acham?
[Sim, folhas de videira? Em um carro?], como a exibição de dados é bastante surpreendente. É este a ressurreição do conceito de visualização do ambiente?Propor um sumário de dados, através de um Dashboard, digamos muito artístico
O Painel do Ford Fusion atual tem a tonalidade azulada. Uma pesquisa mostrou que os tons deamarelo podem ajudar no discernimento e na tomada de decisões rápidas. O verde desacelera o batimento cardíaco, diminui a produção de hormônios do estresse e conduz a uma respiração mais lenta.
Já o vermelho, comum em carros esportivos, estimula emoções mais fortes, tanto para a paixão como para a raiva, enquanto o azul provoca uma sensação de alerta no cérebro.
Os tons celestes serão o novo padrão de iluminação adotado pela empresa, já usados no sedã Fusion e no utilitário Edge.
Ford olha para as respostas emocionais - começando com a ciência
A cor 'ice blue' (azul gelo) na iluminação ambiente utilizado no Ford Fusion é o que pode ajudar a manter os motoristas e passageiros mais alertas, tornando mais fácil para o condutor absorver todas as outras mensagens transmitidas pelo painel do veículo.
"O cérebro não vê a cor", diz Mahendra Dassanayake, "o que chamamos de cor da luz é realmente uma forma de energia eletromagnética com comprimentos de onda diferentes. A luz é como um lago, com ondulações com os comprimentos de onda. Estas ondulações formam, refletem e interagem umas com as outras, assim como quando um raio atinge uma superfície e envia um sinal e, em seguida, outro raio cai e envia outro sinal, e a sensação entre os dois é a de que as pessoas percebem como azul, vermelho ou verde."
"Certos níveis ou combinações de enzimas de desencadeamento de luz no cérebro provocam respostas emocionais dentro do corpo, como calma, stress, ou felicidade. As emoções são criadas com base nas secreções destas enzimas que estão associadas com os comprimentos de determinadas ondas de luz. Existem certos gatilhos, outras cores que fornecem reações diferentes. Por exemplo, alguns tons deamarelo estimulam o cérebro, trazendo lucidez e ação decisiva, enquanto verde afeta o sistema nervoso, levando as pessoas a respirar lenta e profundamente. E o vermelho, por sua vez, evoca emoções fortes, como paixão e raiva."
O Ford Fusion terá uma paleta de sete cores, o que permitirá aos clientes decidirem o que funciona melhor para eles. Os pesquisadores da Ford foram tão longe para testar a iluminação a ponto de relacionar como esta difere e afeta o interior do veículo a partir da perspectiva do motorista. Checaram texturas e materiais sob numerosas condições de iluminação para se certificar, por exemplo, de que os reflexos são limitados em superfícies lisas, e que o cansaço dos olhos seria minimizado.
A Ford diz que a cor pode mantê-lo alerta, tanto dentro como fora de seu veículo. Os pesquisadores em desenvolvimento de iluminação interior do novo Ford Fusion levaram em consideração o papel crítico que a iluminação desempenha na transmissão de informação ao motorista. Ao trabalhar a Iluminação com o design, criaram um equilíbrio que reduz o cansaço visual e otimiza a interação do condutor com o veículo. Estando as luzes acesas ou apagadas, o interior também fornece funcionalidade expandida e conforto ao condutor, com um layout alegre.
Os pesquisadores da Ford perceberam que a atenção de uma pessoa é limitada, e que a iluminação pode desempenhar um papel fundamental no fornecimento crítico de informações para o motorista, relacionadas a dirigibilidade, sem desviar-lhe a atenção.
"A iluminação dá um sentido de orientação", disse Dassanayake. "É uma combinação única de funcionalidade e conforto. Luzes, gráficos e displays produzem informações críticas para os motoristas, precisamos ter certeza de que a informação é apresentada ao cliente de forma eficaz".
O desenvolvimento da cor 'ice blue' (azul gelo) no ambiente era crítico, uma vez que pode ajudar a manter tanto o motorista quanto os passageiros mais alertas. Isto torna mais fácil para quem está no controle absorver todas as outras mensagens provenientes do interior do veículo.
Um interior para lembrar
"Comprar um carro é muito semelhante ao namoro", disse o Designer Chefe de Interiores Michael Arbaugh. "Você viu o exterior do Fusion novo, e foram atraídos para ele. Agora, quando você vê o interior, você percebe que é mais do que parece - quer estar em um relacionamento de longo prazo. Mantivemos o interior focado no motorista", sabíamos que nossos clientes seriam cativados pela experiência de condução, e nós quisemos dar-lhes um ambiente sofisticado e harmonioso."
Com tantas excelentes dicas sobre a construção de um ambiente, que tomemos posse delas para o desenvolvimento das nossas soluções em interfaces e Dashboards para os nossos clientes.
Credit: Ford Motor Company
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