Estratégias de vendas podem precisar mudar rapidamente quando novas oportunidades, problemas ou pressões competitivas surgir. Um Dashboard bem projetado será uma ferramenta poderosa para um gerente de vendas.
Já projetei inúmeras amostras de Dashboard de vendas, selecionando as informações que parecem ser as mais importantes para um gerente de vendas monitorar. Cada item que selecionei é um KPI do que está ocorrendo atualmente em curso. Segue uma lista de exemplo:
Receita de vendasReceita de vendas no pipeline(receita esperada dividida em categorias de probabilidade)LucroAvaliação de satisfação do clienteTop 10 clientes
Fatia de mercado
Para cada itens faz-se necessário tomar várias decisões, incluindo:
Em que nível de sumarização devo expressar esta medida?
Que unidade de medida devo usar para expressar essa medida?
Quais são as informações complementares que a incluir como contexto para melhorar o significado desta medida?Que design melhor expressa essa medida?Quão importante é essa medida para um gerente de vendas em comparação com as outras medidas?Na ordem seqüencial dos itens dispostos no Dashboard, qual a mais apropriada para o gerente de vendas?
Com quais outras medidas um gerente de vendas desejaria comparar esta medida?
Se fosse projetar um Dashboard de vendas para uma determinada pessoa ou grupo, gostaria de envolvê-los para responder a estas perguntas. Para este exemplo fiz várias suposições com base em meu conhecimento de vendas e produziu o painel abaixo.
Examine cuidadosamente o Dashboard acima, apenas olhando por alto, descubra o que funciona e o que não funciona na sua empresa, região ou país, aprofunde esta descoberta compreendendo o porquê.
Olhe cada KPI, o contexto, os aspectos do design visual. Pergunte-se: "Por que foi concebido dessa maneira?" Tome algum tempo para refletir sobre tais aspectos ou outros que desejar.
Com base no comentado anteriormente, será capaz de identificar e explicar as razões para a maioria das escolhas do design acima.
Seguem alguns pontos altos:
Tags: André Luiz Bernardes, Dashboard, KPIs, quarter-to-date, bullet graph, key metrics
As cores foram usadas com moderação, esta utilização criteriosa da cor faz com que os itens que devam chamar a atenção façam-no claramente, sem a concorrência de outras cores que também poderia atrair a atenção.
Assumo que as medidas identificadas como key metrics (indicadores chave) geralmente são os itens mais importantes no painel, são colocados no canto superior esquerdo, dando-lhes o destaque que merecem.
Bullet Graphs - Minigráficos são necessários para atingir o efeito de um denso conjunto de dados em uma pequena quantidade de espaço. Este Dashboard exibe uma grande quantidade de informações, sem ser desordenado.
Algumas medidas são apresentadas graficamente e como texto. O pessoal que monitora as atividades de vendas geralmente estão interessados em conhecer ambas as demonstrações: Em valores reais de vendas e como estas estão em relação às metas.
A exibição do quarter-to-date de receita por região, combina os valores e o pipeline na forma de barras empilhadas. Esta abordagem permite aos expectadores visualizarem facilmente o resultado da adição prevista para a receita em relação ao alvo.
Espaços em branco só foram usados para delinear e grupos de dados. Delimitadores, linhas de grade, e as cores de preenchimento de fundo são desnecessários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário