Sem dúvida é o sonho da maioria dos gerentes de departamentos que vêem-se expostos a analisar grandes bases de dados para subsidiar outras áreas. Estes inúmeras vezes precisam apresentar resultados em reuniões regulares. Também é um sonho para as equipes de TI, e todo bom conhecedor de VBA (Visual Basic for Applications).
Imagine que esta solução esteja ao seu alcance ali mesmo no seu MS Excel, sem a necessidade de adquirir alguma solução de terceiros.
Essa solução pode assimilar fontes de dados dinâmicas. Ahhh...essa eu quero prá mim!
Pois então, aí está, sirvam-se:
DashMap - Análise Brasil
Há muito, nós que temos como origem do nosso ganha-pão o desenvolvimento com a suíte MS Office, sabemos das limitações dos objetos gráficos do MS Office. Não refiro-me as limitações técnicas, mas aquelas que nos impedem de expressar de modo criativo a representação dos dados, a tradução destes de um modo mais 'assimilável' por parte dos nossos usuários.
A técnica aplicada abaixo permite que, após a criação de um objeto como modelo manipulável, possamos ligá-lo a qualquer fonte de dados que desejarmos e a partir disso propiciar a escolha dessa fonte num, digamos, Combobox.
Para os mais antenados já percebem aqui a tendência sem volta de utilizarmos Infográficos, ampliando o modo como a informações podem ser vistas. Estamos estendendo a representações dos dados no mapa do Brasil. As informações são refletidas nos próprios estados de acordo com a cor destes.
No exemplo acima as opções de análise são:
- km2
- População (2010)
- Densidade Demográfica (hab./km²) (2010)
- PIB (em R$ mil - 2008)
- PIB per capita (em R$ - 2008)
- IDH - Índice de Desenvolvimento Humano (2005)
- Analfabetismo funcional (%) 2010
- Mortalidade infantil (‰ nascimentos 2009)
- Expectativa de Vida (Ambos os sexos 2009)
No lado esquerdo do DashMap temos o Painel de Bordo, onde as configurações visuais são efetuadas
No lado direito do DashMap observamos a representação gráfica do conjunto de dados, ainda mais à direita o mapa demonstra, através das suas tonalidades, a variação das informações.
A parte inferior foi reservada para os comentários dos analistas que utilizarão a ferramenta.
Inspiração: Tushar Mehta
Tags: Bernardes, Dashboard, Scorecard, Dashmap, Brasil, BI, MIS, MS Office, MS Excel, VBA, Visual Basic for Applications
Nenhum comentário:
Postar um comentário